Usina de Letras
Usina de Letras
108 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50614)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Aula de Economia -- 07/10/2000 - 02:51 (Samuel Ramos) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
"A economia do Brasil sabemos que não tem cura, já a das palavras resta saber!"

Parece que o falar foi congelado pelo governo e pela sociedade civil, numa atitude preventiva e nitidamente protecionista. Teme-se que a popularização do verbo exponha demais as reservas internas de nossa moeda psíquica. Especialistas recomendam fornecer e ostentar pequenas somas de dinheiro ou bens, já que no princípio era o verbo e nós éramos mais ligados. Parece que o Ministro convocou novamente uma missão do FMI para liberar algum empréstimo e traçar algum plano de recuperação.

Eu ando no vermelho, na cabeça. Não tenho muito o que compartilhar com a economia nacional, pois no jargão chulo, estou mais pelado que filho de rato. Talvez seja a aceleração do consumo, talvez um fluxo de câmbio, talvez mera falta de dinheiro, talvez vontade de pedir prá Nasdaq parar o mundo que eu quero descer, talvez só preguiça de verificar a rentabilidade dos PGBLs mesmo.

Um técnico e um analista de mercado me recomendaram parcimônia. Mesmo assim, me recuso a oferecer trocados como palavras. Sou gastador, reconheço, mas tenho dificuldades em encontrar instituições que permitam retorno automático do investimento, e que ofereçam banco 30 horas e que não cobrem anuidade no cartão.

Estou meio amargo, azedo mesmo. Mas não queria contar isso prá ninguém. Não quero ouvir das pessoas: "Baeh, que viajem tua!", mas a economia regula o mercado e se auto-regula no fluxo de câmbio. Tá certo, ela depende da demanda e da oferta, já que os preços voam no mercado e não podemos reverter a oferta. Isso é o mesmo que se dizer que a quantidade de bens produzidos deve ser dividido pela quantidade de moeda boa, multiplicada pela quantidade de moeda má que sai de circulação.

A produção acaba aumentando, e mesmo assim, uma considerável soma de moeda má circula sempre entre as palavras. Será crise ou falta do que dizer? Sei que tenho saudades de falar contigo, mas, dizem, é a economia.

Contabilizando as palavras, noto que já escrevi demais. Um tanto! É a economia. Complicado, né? Talvez se eu for até Harvard estudar Administração e depois Economia em Oxford eu gaste tempo e sestércios para descobrir que os complicados, na realidade, somos nós.

Beijos!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui